Identidades na Ciência - Identidades na Ciência

Singularidades de mulheres brasileiras na construção de conhecimentos

Identidades
na Ciência

Os conhecimentos são feitos de identidades_

Menos de 30% dos cientistas no mundo são mulheres. No Brasil, apesar de serem maioria em todos os níveis da educação superior, elas acessam somente 37% das bolsas de produtividade e ocupam cerca de 30% das reitorias de universidades públicas.

Mas quem são as mulheres que compõem esse cenário? Quais são as suas histórias?

Na produção de cada conhecimento, existe uma identidade que, ao ser valorizada, faz emergir a importância de uma ciência plural e criativa.

Conheça identidades de pesquisadoras, mulheres e inspirações.

*Dados: Unesco, 2020; Inep/MEC, 2019, Open Edition Journal – Configurações, 27, 2021; Ambrosini, 2017.

Qual é a sua identidade na ciência?

Provocadas por esta pergunta, pesquisadoras de diferentes institutos de ciência e tecnologia no Brasil expressam suas formas de ser na construção de conhecimentos.

Sandra Goulart

Célia Xakriabá

Gisele Martins

Andréia Melo

Mirian Souza

Aline Santos

Mariana Boroni

Mônica Sette

Cristina Wayne

Mariana Cabral

Patrícia Possik

Viviane Alves

Mariana Emerenciano

Valorize uma pesquisadora hoje!

Escreva aqui a sua mensagem para uma pesquisadora, professora ou futura cientista. Valorize a presença da mulher na ciência!

Para: Ana Julia Mizher

Instituição: IFT

Você me inspira todos os dias a continuar no caminho da Ciência. Obrigada pelos abraços apertados e pela coragem que você demonstra todos os dias. Siga firme e perseverante no que você acredita, você também não está sozinha. Sorte a nossa ter você nesse mundo!

De: Anna Luisa

Para: Alessandra Fernandes

Instituição: UFSCAR e State

Bacharel em Química, mestre em Educação e Community Manager, parceira do Projeto Mulheres na Ciência. Nos ensina todos os dias a nos posicionarmos melhor e pensarmos diferente!

De: Julia Fernandes

Para: Carine Caetano

Instituição: UEMG

Conheci Carine na graduação de Comunicação Social, na disciplina de Política e Mídia. Foi paixão à primeira aula! Sua abordagem provocava muitas reflexões e afetos, que acabaram fazendo dela uma grande amiga. Carine, te agradeço pela experiência transformadora de educação na minha vida!

De: Dilian Caiafa

Instituição: UFSM

Na torcida para que o mundo inteiro saiba e dê importância para as tuas falas. Eu sempre soube. Te respeito, te admiro e te adoro! Obrigada por tudo e um abraço carinhoso. Que sorte a minha!!!!!

De: Miraci Terezinha Galli

Para: Bianca Cristina

Instituição: UFMG

Outro dia você perguntou se já poderia ser considerada uma cientista e alguém respondeu que você sempre foi. É isso. Você sempre foi, você é. Você me inspira todos os dias e olha que nem te conheço direito. Espero que você continue inspirada e animada no fazer científico. Que as dificuldades sejam obstáculos, mas nunca barreiras. Você não está só. Essa mensagem é pra ser um acalento no seu coração já que vejo você acalentando tantas outras meninas. Que essa rede cresça cada vez mais!

De: Anna

Instituição: UFSM

Maravilhosa docente e pesquisadora que contribui para um país mais plural. Que tenha muita força nesta iluminada carreira que trilhou! Aspiro que sua luta motive outras mulheres nesse caminho.

De: Douglas

Para: Sandra Goulart

Instituição: UFMG

Uma mulher que potencializa a comunicação fomentando convergências e construindo pontes. Conhecedora das letras que lhes imprimem extraordinária força ilocutiva no cotidiano da UFMG.

De: Fabiana de Menezes Soares

Instituição: UFSM

Professora Leonice é uma das pessoas mais fantásticas que conheci no fazer profissional, pois sua postura ética e política engrandece sua grande competência técnica e teórica. É um orgulho ter sido seu aluno, e com certeza é um orgulho para a instituição UFSM e para todas as pesquisadoras que lutam para uma ciência da emancipação.

De: Rodson Casanova

Para: Simone Maia Evaristo

Instituição: Inca

Parabéns querida professora! Tenho muito orgulho de ter sido sua aluna e fico feliz por ver seu crescimento na área da pesquisa, contribuindo para a saúde da população e para que o conhecimento se expanda ainda mais. Você é um exemplo para todas as mulheres que buscam crescimento na vida profissional e pessoal. Sucesso e felicidades sempre!

De: Eulânia M Martins

Para: Andrea da Fonseca Ferreira

Instituição: Universidade de Miami

Dra. Andrea, parabéns pela sua carreira e seu esforço para conseguir melhorar o mundo através da ciência!

De: Nivia

Para: Andréia Cristina de Melo

Instituição: Inca

Parabéns pela sua excelência dentro da Oncologia! O Inca merece profissionais como você! Brilhe sempre!

De: Adriana Reis Bigni

Para: Mônica Sette Lopes

Instituição: UFMG

Uma intelectual fecunda, de fino trato, memorialista que nos relembra da medida de humanidade e prudência que forma o direito. Justa homenagem e orgulho pra todas nós.

De: Fabiana de Menezes Soares

Para: Patrícia Possik

Instituição: Inca

Que orgulho de você e dessas mulheres que fazem diferença nesse mundo deixando sementes, legado. Patrícia... parabéns pela pessoa e pesquisadora que se tornou ao longo desses anos. Você é e sempre será minha inspiração para continuar a também fazer da ciência um caminho de conhecimento compartilhado.

De: Paula Possik

Realização:

Apoio Institucional:

Fomento:

Este trabalho foi possível graças a uma bolsa de produção jornalística sobre temas científicos concedida à jornalista Dilian Caiafa pela Fundación Gabriel García Márquez e Instituto Serrapilheira, com o apoio do Escritório Regional de Ciência da Unesco para a América Latina e Caribe.

Desenvolvido por VJam